Desde a década de 1990 os Lasers são utilizados para o tratamento de veias facias, hemangiomas e manchas de pele, mas só recentemente novos avanços tecnológicos tornaram possível sua utilização para o tratamento de varizes dos membros inferiores, com resultados comparáveis ou melhores do que as técnicas convencionais. De acordo com o calibre, profundidade e coloração (azul ou vermelha) da pequena varize, selecionamos o tipo e potência necessários do laser para melhor resultado com o mínimo de trauma e desconforto ao paciente. Seus resultados, porém, variam muito dependendo do calibre e profundidade do vaso e da quantidade de melanina presente na derme (cor da pele). Por este motivo, muitas vezes são necessários tipos diferentes de laser para se conseguir resultados satisfatórios e, em alguns casos, seu uso está contra indicado. A literatura médica mundial atual mostra eficiência e segurança na utilização de dispositivos laser no tratamento das varizes, mas antes de indicarmos o tratamento com esta técnica é necessária minuciosa e adequada avaliação da patologia venosa e, muitas vezes, seu uso deverá ser associado a outras técnicas de tratamento como esclerose liquida, esclerose com espuma ou mesmo mini cirurgia.
Uma vez avaliado e definido tratamento com laser, os parâmetros do equipamento são ajustados, o paciente posicionado de forma confortável, com óculos de proteção próprios e a região a ser tratada é resfriada com equipamento especial (air cooling system). São realizados disparos laser nos trajetos venosos em extensões variáveis de acordo com a necessidade e, na maioria das vezes, com o mínimo desconforto. Após terminar o procedimento, a área tratada recebe fina camada de creme dermatológico minimizando danos à pele e trazendo conforto local. Não são necessários curativos ou enfaixamento das pernas, sendo permitido retorno imediato às atividades físicas e profissionais, mas a exposição da área tratada a radiação solar é restringida por, pelo menos, 72hs.
Em nosso serviço utilizamos equipamento laser de diodo com comprimento de onda de 980nm que permite abordagem de vasos de calibres de 0,01 mm a 2,0mm, localizados nos membros inferiores, tórax, pescoço, face ou nariz.